Foto: Pedro Piegas (Diário)
Rua João Lino Pretto deve ficar livre de inundações em dias de chuva após o serviço
"Alaga tudo quando chove aqui. Entra água até dentro de casa. Não tem nem como os carros passarem pela rua, é muito ruim. Isso, sem contar o cheiro desse esgoto que corre na frente de casa".
Os problemas que a aposentada Célia Nunes de Moura, 65 anos, enfrentava em dias de chuva devem ficar apenas no passado. Moradora da Rua João Lino Pretto, no Bairro Pinheiro Machado, Região Oeste, ela será uma das primeiras pessoas beneficiadas pelas obras de drenagem pluvial, que prevê a instalação de 400 metros de tubos e caixas coletoras de água. O serviço ocorrerá nas ruas João Lino Pretto, Maranhão, Rio Branco e Piauí.
A obra, realizada pela prefeitura, vai custar R$ 1,3 milhão aos cofres públicos. O dinheiro é oriundo do Fundo Pró-Saneamento municipal, criado em 2018 e que recebe repasses anuais efetuados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) ao decorrer dos 35 anos de contrato vigente entre a concessionária e o Executivo.
- Qualquer chuva inundava aquilo lá. As obras devem acabar definitivamente com o problema. Se tudo der certo, vamos encerrar em 30 dias. Dependemos de um bom tempo para isso - afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo.
Obra para resolver alagamento na Rua Maranhão já tem empresa definida
Na tarde de sexta-feira, com a temperatura beirando os 35ºC, máquinas da prefeitura escavavam a Rua João Lino Pretto sob o olhar atento de vários moradores. O porteiro Adalberto Pippi, 38 anos, era um deles. Cansado de conviver com os alagamentos no pátio de casa em dias de chuva, ele resolveu construir um muro, em frente à grade, para tentar barrar, ao menos um pouco, o volume de água que entrava.
- Fazem 18 anos que eu moro aqui, e sempre foi dessa forma. Para minha sorte, não entra água dentro de casa, fica só no pátio. Construí o muro para dar uma segurada. Agora, vai melhorar, tenho certeza disso - comemora o morador.
Apesar dos transtornos, as ruas que estão passando por melhorias para acabar com as inundações em dias de chuva não terão bloqueios no trânsito em nenhum sentido, segundo o secretário Francisco.
PARA ACABAR COM AS INUNDAÇÕES
- A prefeitura está instalando 400 metros de tubos e caixas coletoras de água
- Serão beneficiadas as ruas Maranhão, Rio Branco, Piauí e João Lino Pretto
- A obra vai custar R$ 1,3 milhão aos cofres públicos e deve ficar pronta em 30 dias, se o tempo colaborar
- O dinheiro é oriundo do Fundo Pró-Saneamento, criado em 2018, que recebe repasses anuais efetuados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) ao decorrer dos 35 anos de contrato vigente entre a Companhia e o Executivo